sábado, 29 de novembro de 2008

A Amazônia e os Governantes (REVOLTANTE!).

IMPORTANTE! LEIAM TAMBÉM O POST ABAIXO DESTE. ;)

O texto abaixo foi retirado do blog do greenpeace. (Publicado em 15/11/2008)

“… Lá em Goiás, por exemplo, os agricultores tiveram até que matar um fiscal do trabalho…”

A frase acima, digna do noticiário policial, foi dita semana passada, pelo Deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), durante apresentação de um estudo da Embrapa no plenário 08 do anexo III da Câmara dos Deputados. Segundo o deputado, os agricultores daquela região estariam sendo muito pressionados por fiscais do trabalho, instituições financeiras e por ambientalistas. Frase infeliz, que não apenas tenta justificar o injustificável, como também coloca no mesmo saco assassinos e produtores rurais, estes, responsáveis por quase ¼ do PIB do país e que não merecem tal sentença.
O festival de truculência, porém, não parou por aí. Ocorre que o estudo apresentado (transformado em mantra por vários deputados do setor ruralista), é muito contestado, não leva em consideração vários aspectos legais, e sua metodologia o leva a criar uma visão totalmente desvirtuada da realidade. Por esse motivo, a Câmara dos Deputados também convidou André Lima, advogado associado do IPAM, que já teve passagens pelo Ministério do Meio Ambiente e Instituo Socioambiental (ISA), para fazer o contraponto.
Após as apresentações dos palestrantes, o que se viu foi um comportamento vergonhoso de muitos dos deputados ali presentes. Abaixo, algumas frases disparadas no encontro:

“Esse senhor que se apresenta aqui, André Lima, é sorrateiro, age por debaixo dos panos. Quem é você? Seus reais interesses ninguém conhece… Para poder falar, essa gente deveria se candidatar. Vai ser Presidente, Deputado…” Deputado Valdir Collato (PMDB-SC), estendendo calorosas boas vindas ao André Lima, convidado da Câmara que teve a ousadia de contestar tecnicamente algumas informações do estudo que agrada ao Sr. Deputado.

“A maioria das reservas minerais do país estão em TI’s (terras indígenas). E essas TIs são criadas pelas ONGs, que apresentam para o governo tudo pronto, mastigado. Qual o interesse desse pessoal? Eles atrapalham o desenvolvimento do país. Esse tal de CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), por exemplo, ele cabresta nossas atividades, quem são esses para dizer o que pode ou não ser feito?” – Novamente o deputado Heinze, enaltecendo a competência e capacidade do governo federal na tomada de decisões e denunciando uma grande conspiração contra nossa economia.

“Essas ONGs que vêm de fora dar palpite deveriam ficar fora (?). Aliás, essa discussão do código florestal, que atrapalha o país, deveria ser feita aqui, acabar com essa coisa de GT (Grupo de trabalho interministerial, onde participam os Ministérios da Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e Casa Civil), onde só se diz besteira…”- Moreira Mendes (PPS/RO).

“Existem 100.000 ONGs na Amazônia. Qual o interesse desse pessoal? Temos que ver direito o que eles querem…” – Valdir Collato, cuja sagacidade matemática dá uma importante contribuição para o programa de geração de empregos no país. Se cada ONG na Amazônia empregasse 10 pessoas, elas seriam uma das mais importantes geradoras de emprego na região – e do país!

Aliás, para quem se interessar, foi tudo gravado pelo serviço de imprensa da Câmara. Em caso de exibição, aconselha-se tirar as crianças da sala.

Nenhum comentário: