segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Enchentes em SC: "Não são castigos divinos, mas bem humanos."


FONTE: G1 (g1.globo.com)
Enchentes em SC 'são reflexo de mudanças na Amazônia', diz 'Clarín'
Sistema de formação de nuvens e chuvas na floresta foi alterado, diz jornal argentino.

As enchentes em Santa Catarina, que mataram dezenas de pessoas e deixaram milhares desabrigadas, são sinal de que o impacto do aquecimento global sobre a Amazônia já está tendo um reflexo sobre o clima da América do Sul, diz artigo na edição desta terça-feira (25) do jornal argentino, "Clarín".
"As tempestades em Santa Catarina, simultaneamente às fortes secas no Chaco, em Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé e Córdoba" são citados pelo artigo como reflexos de mudanças na Amazônia.
O Clarín ouviu dois especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para explicar o fenômeno.
Segundo o jornal, "o físico Antônio Ozimar Manzi afirmou: 'Esta zona (que inclui a selva no Brasil e mais outros oito países da região) é a principal fonte de precipitações na região'. E tudo o que acontecer modificará de maneira decisiva o clima no sul e no norte da América do Sul".
Paulo Artaxa, também ouvido pelo jornal argentino, explica que "no céu da Amazônia há um sistema eficaz de aproveitamento do vapor d'água (...) mas a fumaça dos incêndios florestais altera drasticamente este mecanismo: diminui a formação de nuvens e chuvas em algumas regiões e aumenta as tempestades em outras".
O Clarín conclui que "não é de se estranhar fenômenos como as inundações de Santa Cataria quanto a seca no norte, centro e leste da Argentina".
"Não são castigos divinos, mas bem humanos."

2 comentários:

Miriã Soares disse...

o mundo esta colhendo o que plantou, quando devastou a natureza...se o ser humano não acordar agora, dias piores virão...

FabioRuas disse...

Realmente é algo a se preocupar.
Pois aqui que viamos acontecendo com outros paises pela televisão, e que davamos graças a Deus por isso não acontecer aqui. Agora está proximo de nós, ou seja, todos estão sujeitos aos castigos da natureza, é o pagamento na mesma moeda ao homem.

BrutalRock
http://brutalrock.blogspot.com/