sábado, 29 de novembro de 2008

A Amazônia e a Internet.


O orkut evolui, adquire diversos recusros e aplicativos. Até há poucos dias, não passava de puro entretenimento.
Porém, enquanto assistia ao Jornal Hoje, da Rede Globo, descobri que a internet (e o orkut) está atacando como pode a devastação da Floresta Amazônica. Ao fim do programa, foi indicado o site http://www.globoamazonia.com/, através do qual o internauta pode interagir e ajudar a combater essa destruição em casa.
Me chamou a atenção o fato de poder "fiscalizar", através do próprio computador, muitos crimes ambientais que ocorrem na Floresta, como o desmatamento e as queimadas. É possível também adicionar um aplicativo chamado Amazônia.vc no orkut, o que facilita o manejo e ajuda também a "espalhar" a idéia entre os amigos.
Através de imagens de satélite, é possível visualizar as queimadas e os focos de desmatamento por parte de pessoas ou empresas que exploram a região sem responsabilidade alguma. As informações são atualizadas com freqüência, com a ajuda dos dados publicados pelo INPE (sim, o mesmo que tem uma "base" na UFSM).
Através de um mapa no estilo Google Earth (e de fato é do Google), é possível, além de visualizar as queimadas e desmatamentos, protestar contra eles. Existe, inclusive, um ranking de usuários que mais protestaram.

É difícil acreditar que protestos assim e um aplicativo do orkut vá fazer milagres e salvar de vez a maior floresta tropical do mundo, a qual possui nada menos de cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, mas é a hora de acreditar que nós podemos mudar isso!
Pense bem...
Nesse mesmo aplicativo, o INPE registra que, nas últimas 24 horas, ocorreram 1.046 queimadas na região amazônica, e a área desmatada desde setembro foi de 587 km².
É, no mínimo, revoltante.

Observando o mapa, percebi que o Maranhão, relativamente distante do centro da Floresta, apresenta uma das maiores áreas de desmatamento de toda a região. E não é coincidência: pesquisando os fatos, descobri que nesse estado os crimes desse tipo têm aumentado significativamente.
Ainda assim, as pesquisas apontam uma boa melhora! E isso se deve, é claro, à consciência e a vontade de lutar das pessoas que antes não ligavam pra isso e não acreditavam que era possível mudar.
Eu acredito que esse aplicativo traga mudanças, ainda que a longo prazo. E quem ainda não abriu os olhos, aconselho que visite o site e use o orkut pra algo útil como isso, e veja o que está acontecendo.

Nenhum comentário: