sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Um exemplo de desenvolvimento a ser seguido.

Estou passando o fim das minhas férias na casa dos meus pais, em Bento Gonçalves. Enquanto tomava alguma coisa na sacada, pensava sobre um novo post para o blog. Então, comecei a observar o horizonte e refletir sobre o perfil de certas cidades, e a primeira coisa que veio à cabeça ao observar Bento Gonçalves é o desenvolvimento.
É algo fantástico, por aqui tudo anda a passos largos. Dá gosto de ver.
Enquanto a taça continuava cheia, ouvia o barulho (estressante, às vezes) do crescimento. Bem em frente a uma das sacadas, está sendo construído um novo hipermercado (foto acima), e, sem precisar mover a cabeça para lado algum, pude contar CINCO prédios residenciais em construção. Mais ao lado, um novo condomínio de classe alta. Devo lembrar que a parte da cidade vista daqui é relativamente pequena e, como estou no centro, o que vejo é algum bairro periférico que não sei o nome.
Isso significa que daqui vejo uma pequena amostra do que é o verdadeiro desenvolvimento dessa região. Vir pra cá e não se impressionar com a organização, crescimento urbano e alto nível social é praticamente impossível. Devo confessar que a idéia de que isso tudo foi construído em grande parte por imigrantes, principalmente italianos, me incomoda. O sotaque aqui é inconfundível, "porco dio"! Nisso, o pessoal não evoluiu muito, falam como quando chegaram por aqui. E o pior: se dizem italianos. Vai entender... Descendentes que devem tudo ao país que acolheu seus antepassados simplesmente desconsideram a terra em que vivem.
Enfim, não vou desviar o assunto. Essa minha indignação fica pra outro post.
Confesso que é impossível não comparar a cidade onde agora vive a minha família com outras que conheço. Me orgulho de ter nascido em Santiago e lá ter vivivo anos fantásticos, mas desanimo quando começo a comparar as duas cidades. Tudo bem, a distância da capital, as estradas que por muito tempo eram horríveis e outras coisas não eram grandes atrativos, o que atrapalhou (e muito) o crescimento da cidade. Isso tudo acabou isolando Santiago de todo o resto. Emprego ainda é um problema no interior. Aí incluo a grande maioria das cidades do centro-oeste do estado. Aqui, so não trabalha quem não quer. Praticamente minha família toda vive aqui hoje, e do mais jovem ao cinqüentão estão trabalhando. Onde se vê isso?
Mas as principais questões são: de onde vem isso? Como alcançar isso?
A chegada dos italianos na serra gaúcha data de 1875, segundo um site daqui de BG. Quando chegaram, certamente não dispunham de grandes recursos, mas, com certeza, de grandes idéias. O clima favoreceu, as uvas foram tomando espaço e as vinícolas surgiram. Ainda hoje, a atividade segue à todo vapor, com a Aurora (Bento Gonçalves) e a Chandon (Garibaldi), por exemplo, as quais são referências em produção de vinhos e espumantes.
Mas então, se da produção agrícola tanta coisa foi conquistada, por que as outras regiões ficam tão atrás? Muitos responderiam na lata: "é culpa do clima!".
Sim, uvas e vinhos não teriam tanta qualidade sendo produzidos em Santa Maria, Santiago ou qualquer outra região. Mas e as idéias, onde estavam? E o empreendedorismo? Por pura acomodação ficamos estagnados por tanto tempo?
Em um post do dia 13/08, falei a respeito da persistência e os reflexos dela na evolução da sociedade. Depois do que analisei naquela sacada, encontrei o grande exemplo bem em frente aos meus olhos.
Um bom crescimento começa com grandes idéias, juntamente com uma boa administração. Proponho aos que buscam o lugar em uma prefeitura, isso inclui Santiago, que visitem e conheçam o funcionamento das coisas por aqui. Santiago pede obras, empregos e qualidade de vida. Há exemplos a serem seguidos, basta colocar a cabeça pra funcionar, esquecer as richas políticas e fazer a cidade "andar". É claro que o dinheiro destinado a algumas obras acabam ficando no caminho e outras dificuldades aparecem, mas com transparência tudo se resolve. Peço aos concorrentes ao poder na minha cidade natal: façam-me me orgulhar ainda mais da terra onde nasci!
Já aos interessados, digo que exponham suas idéias! Tenho certeza que bons planos são sempre ouvidos com atenção.
Bento Gonçalves se mostrou um canteiro de obras e um exemplo em geração de empregos. Basta descobrir de onde vem tanto empenho e isso pode virar moda.


Diego Neves

Nenhum comentário: