sábado, 31 de janeiro de 2009

Situação - Vida/blog.

Depois de um bom tempo, estou de volta ao blog.
Tanta ausência tem uma explicação. Depois de um ano de estudo (e quanto estudo), estou aproveitando ao máximo meus meses de folga em Pinhal.
Naada melhor que curtir uma prainha de água marrom e congelante. Dentro de casa, claro.
Mas mesmo assim está valendo o isolamento do resto todo.
Passeios de barco, Acqua Lokos, corridinhas, cama,...
É só o que tem feito parte dos meus dias.

Justificada minha ausência, convido todos a comemorar comigo mais uma conquista: minha aprovação no vestibular 2009 da UFSM, para Engenharia Mecânica.
Sim! Se uma engenharia parecia pouco, agora vou ter diversão para as 24 horas do dia: muito estudo.
Duas engenharias com aprovação em dois anos seguidos é o que há!

Meus comentários em outros blogs também diminuiram por conta das férias, mas em breve tudo volta ao normal.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Blindness.

Eu queria ver se a mansão do casal possui algum risco de desabar. Queria mesmo. Eles dizem que estava tudo em ordem, que não havia riscos. Vistorias foram feitas, e as melhorias recomendadas, também realizadas.
Então um “templo” desaba sobre dezenas de fiéis quando tudo está em perfeito estado? Estranho! No mínimo, estranho!
De quem é a culpa?
Teria sido a tal “Vontade de Deus”, a qual muitos usam para justificar sempre os acontecimentos e erros mais grotescos?
Teria ele feito isso com tanta gente que, cegamente, doava a própria alma por Ele (e a tal megaempresa Renascer)?
Quem sabe, era vingança por algum atraso no dízimo.
Se foi obra Dele, pode ter sido para tentar, da pior maneira, abrir os olhos de tanta gente que se nega a enxergar que são feitos de idiotas por algumas pessoas que usam a figura de Deus para conquistar suas fortunas.
Afinal, por que um casal de santas pessoas, donas de uma igreja, fazia dentro de cadeias? Quanta injustiça, não?
O pior não era isso. Triste mesmo era ver o rebanho de cegos aqui no Brasil defendendo a quadrilha que usava o dinheiro dos fiéis indevidamente.
Essa gente doou horas (ou até mesmo dias) do seu trabalho para manter as festas, a mansão, as viagens, os carrões e tantas outras sem-vergonhices do casal. E ainda achavam que faziam grande coisa. Não passam de um rebanho de trouxas que apóiam a falta de caráter e a exploração, ainda por cima, usando o nome de Deus.
Nos tantos cultos de “desencapetamento”, choraram, gritaram, pediram aos berros que o demônio saísse de dentro de seus corpos. Indiretamente, chamaram Deus de surdo, pagaram sua contribuição ao casal e voltaram mais leves para suas casas.
Atribuíam ao pastor a paz encontrada por eles mesmos no culto de momentos antes. As notas de um, dois, cinqüenta, cem reais, o troféu de melhor jogador do mundo, significavam, para alguns dos mais crentes, a garantia de seu lugarzinho no céu, como uma rica pessoa que contribuía com a igreja e mantinha sua fé em dia.
Rico mesmo ficou o casal que explorou e cegou tanta gente. E esse pessoal todo ainda se orgulha de ser feito de idiotas e não pretendem abrir os olhos para a situação vergonhosa de corrupção que eles financiam.
A prova de que o dinheiro que fora doado por eles só serve para o bem de exploradores foi dada agora, quando pessoas morreram enquanto cultuavam cegamente a falta de caráter e consideração pela fé de um povo.

Nada mais fácil que enganar o povo. Se acabarmos sentindo que vamos morrer de fome, é só apelar e montar um puteiro. Ou uma igreja.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Vestibular da UFSM na reta final.

Hoje foi o terceiro dos quatro dias do vestibular da "Federal de Santa Maria".
A comissão nos presenteou com mais uma prova relativamente acessível, assim como nos outros dois dias (imagino para quem estudou).
O último dia de provas objetivas conteve física, português, língua estrangeira e as tais cinco questões de filosofia.
Com um grau de dificuldade um pouco além do de costume, a prova de inglês surpreendeu boa parte dos vestibulandos hoje. Filosofia também deu uma "apertada" na prova de hoje.
Já na física, muitos conceitos básicos, e a língua portuguesa, super acessível.
Deixando de lado os atendimentos médicos aos candidatos que precisaram de socorro (boa parte devido ao consumo de álcool), tudo correu bem nos três dias de provas objetivas.

Agora é só esperar os pontos de corte e saber quem faz a redação amanhã.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

É vestibular!

Amanhã, dia 13, começam as provas do vestibular da Universidade Federal de Santa Maria.
A primeira prova começará às 8h e conterá questões de matemática, química, filosofia e literatura.
Hoje, no famoso "aulão" dos pré-vestibulares, pude perceber a dimensão de tudo isso. O ginásio do clube Dores estava lotado de vestibulandos, que acompanharam quase 5 horas de aulas de revisão.
Como sofrimento pouco é bobagem, vou fazer a prova também, já que me inscrevi para o curso de engenharia mecânica. Nada melhor do que levar duas engenharias ao mesmo tempo.
Ou nada pior.

Vale lembrar que o "ingresso" para os aulões era um kg de alimento, o que resultou em quase 3 toneladas de donativos para o Mesa Brasil (SescRS).
Esses dados são dos aulões promovidos pelo Riachuelo, em conjunto com o Master.
Aos candidatos (incluindo o pessoal que mora comigo e está com os nervos a mil) uma boa prova ;D

A cada dia, tentarei trazer informações sobre o vestibular 2009 da UFSM.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Freddie Mercury é eleito o "Deus do Rock".

Pesquisa de site elege o ex-vocalista do Queen a figura mais importante da história do rock.
Uma pesquisa que ouviu cerca de 4 mil pessoas foi feita pelo site Onepoll, a qual elegeu o eterno vocalista do Queen, Freddie Mercury, o Deus do Rock.
Deixando até mesmo Elvis Presley para trás, só confirmou-se agora quem realmente fica na história como o maior de todos no cenário do rock mundial.
Pra mim, não foi uma grande surpresa, já que até hoje a voz desse grande mestre serve de inspiração para a nova geração, e não apenas no rock. Freddie é universal.
Foi decepcionante ver, entre os 20 primeiros indicados, nomes como Kurt Cobain, Slash e Axl Rose, já que são insignificantes frente a mestres como Freddie, Mick e Jimmy Page. Quanto ao talento do trio que "entrou de gaiato" na história, não preciso nem comentar, não é?
Nascido em Zanzibar no ano de 1946, o músico, cujo nome verdadeiro era Farokh Bommi Bulsara, fundou o Queen em 1970, junto com Roger Taylor e Bryan May (também na lista dos "Deuses"), unindo-se posteriormente a John Deacon.
Em 21 anos com o Queen, Freddie gravou 18 discos, que venderam a absurda quantia de 300 milhões de cópias!
A voz, silenciada em 1991 (broncopneumonia induzida pelo vírus HIV), será eternizada pelas novas gerações que souberem o que é música e músico de verdade.
Elvis que me desculpe, mas agora foi confirmado...
Freddie Mercury não morreu!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Meia Amazônia NÃO! - Projeto de lei quer reduzir Amazônia legal.

Vendo a preservação da Floresta Amazônica como um impecílio para o crescimento do país, governantes pretendem reduzir área da Amazônia legal.

A situação fica cada vez mais complicada para a Amazônia, quando diversos órgãos lutam pela preservação da nossa floresta e, ao mesmo tempo, o governo brasileiro considera manter a mata perda de tempo e uma pedra no caminho do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Prevendo mudanças, tramita no senado um projeto de lei prevendo a exclusão de vastas áreas hoje consideradas de preservação ambiental.
Tal projeto foi apresentado pelo então senador Jonas Pinheiro, e prevê redução para 50% da área original da floresta. Grandes áreas de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão estão entre as excluídas.

É claro que uma decisão tão inconsequente só poderia partir de governantes daquela região, desde os senadores que votam aos governadores, que apóiam, a favor do "crescimento" do seu estado. Agora eu me pergunto: eles estão preocupados com o crescimento do estado ou das suas áreas de plantio e criação de gado em seus imensos latifúndios particulares?
E a palhaçada não acaba aí. A área preservada de mata em uma propriedade pode ser reduzida a até 30% da original, caso o proprietário siga algumas normas, as quais obviamente não serão fiscalizadas.

Estamos vendo a Amazônia sendo "tomada" de nós por outras nações, que justificam tal ato com a falta de cuidado do governo brasileiro em relação à floresta. Que direito temos de reclamar? Corremos no sentido contrário, buscando um crescimento sem planejamento algum, largado nas mãos de latifundiários que só entendem das suas vacas a responsabilidade de desenvolver um estado e derrubando a mata sem praticamente nenhuma fiscalização, através, principalmente, de queimadas.
Que controle teremos sobre isso?
Veremos metade da nossa floresta desaparecer da noite para o dia com o consentimento de quem deveria defende-la a qualquer custo! Isso no começo, já que, depois de ter o dedo, os fazendeiros buscarão o braço, derrubando mais alguns quilômetros quadrados de árvores nativas.

E quem disse que a agropecuária vai trazer o crescimento que precisamos? Ao que me consta, produção primária não cabe mais a um país que busca um espaço entre as potências mundiais! Enquanto poderíamos investir em indústrias, vamos investir em derrubada da nossa floresta, substituindo-a por soja e pasto. Quem sabe a gente lucre alguns milhões com a venda da madeira, os políticos dividam entre si e a coisa fique por aí mesmo?!
É realmente tentador para aquela quadrilha.

E as árvores em extinção? E os animais? Simplesmente vamos deixar que toda a fauna que habita 50% da Amazônia morra queimada, de fome ou caçada pelos fazendeiros?
Quando as coisas parecem estar tomando um rumo certo, sinto como se meu país estivesse sendo governado por um grupo de pré-adolescentes.
Claro que vamos ouvir a conversa: "foram feitas pesquisas, há consentimento de estudiosos a respeito e blá blá blá..."
Mais uma piada.
Nunca um ato dessa amplitude ficará sem graves consequências! Animais morrerão, o clima sofrerá ainda mais alterações. O equilíbrio será mais uma vez (muito) afetado.

Enquanto isso, cruzamos nossos braços e assistimos ao brilhante espetáculo apresentado no nosso circo dos horrores e da ignorância. Que poder tem o Juquinha do interior do Rio Grande do Sul frente a tanta gente poderosa e ambiciosa?
Desenvolvimento, SIM! (mas NÃO a qualquer custo!)

Movimento "Meia Amazônia Não".

Qualquer pessoa pode ajudar na luta contra esse absurdo. O movimento mais forte em relação a isso chama-se "Meia Amazônia Não", e possui uma página na internet, onde todos podemos assinar um manifesto contra a redução da Amazônia legal, além de enviar para outras pessoas a idéia, levando adiante essa corrente.

Ao leitor do Integrais & Cafeína, faço meu apelo. Assina! É muito rápido e fácil. Basta ter em mãos o teu RG.

O site do movimento é http://www.meiaamazonianao.org.br/


Diego Neves.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Em dois anos, artistas conseguem 1,1 milhão de assinaturas pela Amazônia

Abaixo-assinado pede cumprimento de leis de proteção à floresta. Movimento é liderado por Christiane Torloni e Victor Fasano.

Ao completar dois anos no início de 2009, o movimento Amazônia para Sempre – liderado pelos atores Christiane Torloni e Victor Fasano – comemora a participação de 1.106.248 pessoas em seu abaixo-assinado. O documento pede o cumprimento do artigo 225 da Constituição, que elege a Amazônia como patrimônio nacional e diz que é dever do governo e da sociedade mantê-la para as gerações futuras.
Desde quando o abaixo-assinado completou um milhão de assinaturas, os organizadores tentam entregá-lo em mãos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Já pedimos uma audiência há meses, mas não é uma coisa fácil ser recebida pelo Presidente da República”, explicou Torloni ao Globo Amazônia. Outra ação planejada pelos atores para chamar a atenção do governo é fazer uma vigília no Senado, passando uma noite no plenário. “Temos uma satisfação a dar para as pessoas que assinaram”, afirma a atriz.

Engajamento

Segundo Torloni, a idéia de lançar o movimento apareceu quando ela e Fasano participaram da minissérie Amazônia, que foi filmada no Amazonas e no Acre e contou a história de Chico Mendes. “Vivemos dois meses no Acre vendo desmatamento. [Por causa das queimadas] havia uma hora em que você não via nem luz do sol. Pensamos que alguma coisa deveria ser feita.”

Escrito pelo ator Juca de Oliveira, o abaixo-assinado conseguiu a adesão de grandes personalidades do mundo político e artístico. “Há uma relação maravilhosa com políticos, intelectuais, Academia Brasileira de Letras... Temos de Gisele Bündchen a Fernando Henrique Cardoso. Pelé assinou no final do ano e Roberto Carlos assinará no começo deste ano”, conta a atriz.

Pela internet

A maior parte das pessoas que se juntaram ao Amazônia para Sempre o fizeram pela internet. A adesão ao abaixo-assinado pode ser feita no site do movimento: www.amazoniaparasempre.com.br. Para que a assinatura seja válida, é necessário fornecer o número do RG, CPF ou título de eleitor.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

E agora, como escrevo?

Cerca de 0,5% do nosso vocabulário é alterado para "uniformizar" a língua portuguesa.
Mudanças geralmente são positivas, mas dessa vez não parece ser assim.
Um número inestimável de publicações se tornarão desatualizadas, o ensino deve mudar e a beleza que eu via no nosso "brasileirês" já não vai ser a mesma.

Tanto trabalho para reformular a língua portuguesa me parece desnecessário. Se alguém vê a língua que falamos e escrevemos como a vulgarização do português, este, sim, é vulgar e sem visão.
Será mesmo que precisamos dessa uniformidade? Os benefícios serão realmente significativos? Quem sabe, considerar que uma das coisas mais preciosas que temos é o nosso idioma como ele é, fizesse com que ele continuasse intacto como um idioma à parte, único. O tal "brasileirês". Se, até hoje, com essa diferenças que consideravam um impecílio tão grande, não tivemos grandes problemas, pra que todo esse problema sendo inventado?
Ainda com essas mudanças, o meu idioma vai continuar intacto, pelo menos até que eu me convença de que essa reforma vale a pena. Afinal, como a linguagem dos números jamais vai ser mudada, posso postar aqui como eu bem entender, sem prejuízo algum.