terça-feira, 31 de março de 2009

Finalmente uma manifestação.

(Muitos) meses depois de eu ter postado minha crítica a respeito do Jornal Expresso Ilustrado, fui avisado por um leitor que o dono do tal jornal, que também é blogueiro, postou o texto na página dele e deu a rebatida já esperada.

Que o Expresso é bastante lido, não há dúvidas. Muito bom pra quem lucra com isso.
No contexto em que se encontra, não poderia ser diferente. Considerando os leitores da cidade e o fato de ser o único jornal com (um mínimo) de expressão, é de se esperar mesmo.

Quem o J.L. Ilustrado agrada lê e vai continuar lendo, é óbvio. Interesses são interesses.
Não falo isso por nada. Me criei lendo esse jornal em fila de cabeleireiro, dentista e até em casa, já que assinei por algumas semanas.
Sempre apreciei uma boa leitura, e por isso mesmo não consigo ler mais do que dois ou três textos publicados no Expresso, já que nada do que eu espero de um jornal está presente nesse.

É uma boa jogada essa coisa de jornal semanal. Tem gente em Santiago que precisa mesmo de uma semana pra ler aquelas páginas. Aliás, boa parte dos leitores, tirando a parte que tem seus interesses nessa "coisa toda", só consegue ler assim.
Posso garantir que, se o jornal passasse a ser diário, não haveria como manter mais do que alguns meses sem que fosse reformulado totalmente, começando pela seriedade e imparcialidade.
Ninguém pagaria mais para ter em suas casas esse tipo de jornal diariamente. Pra todo mundo é agradável umas asneiras de vez em quando. Nesse caso, uma vez por semana.

E posso dizer, senhor João Lemes, que não sou a única pessoa a pensar assim. Aliás, gente da área do jornalismo concordou plenamente com o que publiquei naquela crítica, até mesmo por meio de comentários.
Esse fenômeno deveria deixar de ser considerado a partir da quantidade de leitores, mas sim, da qualidade. Aí a coisa ia mudar totalmente.

5 comentários:

Antonio disse...

O GRUPO CONSCIENCIA CRÍTICA surgiu em Santiago justamente para refletir sobre as manobras, mentiras e manipulações que a imprensa faz contra o povo e algumas instituições. Nos próximos dias estaremos divulgando o nosso site e o foco de nossas observações serão as distorções, as malversações e os enfoques mentirosos dos fatos. Desde já o convidamos a se integrar conosco nessa cruzada moralizadora de nossa SANTIAGO.

VL disse...

Brilhante, meus parabéns. Existe Vida inteligente em Santiago. Até que em fim!

Andressa disse...

Outro dia, o colunista taborda, do jornal expresso ilustrado, criticou, com muita acidez, em seu blogue,os fofoqueiros e lunáticos. Afirmou assim: "Vão lavar roupa suja em outro lugar, pois o jornal está acima de fofoqueiros. Lunáticos ..." Agora, lendo o seu blog DIEGO NEVES, defronto-me com a seguinte crítica do articulista expressivo Froilam Oliveira, criticando os próprios colegas de jornal dele, no caso, Oraci Dorneles e Márcio Brasil. Mas vejamos o que ele escreveu na postagem:
"Meu amigo,
estou cansado. Três ou quatro (inclusive blogueiros) resolveram me achincalhar, tudo pq tenho ajudado a promover a cultura em Santiago. Resolvi me dedicar mais à literatura, à filosofia...
Pensar no meu próximo livro de poesia. Até o Oracy resolveu tirar uma casquinha, em seu Epitáfio no Expresso. Não me bastava o Júlio Prates, o Márcio Brasil (fofoqueiro que não aparece), agora o Oracy.
Mesmo assim, agradeço por tuas palavras sensatas.
Abç"
14 de Março de 2009 11:59
=====================
Vejam que o código de ética desse rapaz tem um grave furo. Porque os próprios integrantes do jornal expresso ilustrado usam blogs de terceiros para atacarem-se entre si. Bota nível nisso. Márcio Brasil a quem ele chama de "fofoqueiro que não aparece" além de colunista é funcionário do jornal. Realmente, o nível do pessoal do expresso tá muito bom. Nunca tinha visto isso em outra cidade.

andrezinho disse...

tá massa cara.

Osmar disse...

valeu cara por dar nomes aos bois e por colocar esse lixo de jornal no seu devido lugar. pelo menos agora sei que temos alguém de coragem em santiago.