sexta-feira, 14 de agosto de 2009

20 anos sem Raul?

Sinceramente, não senti toda essa falta até hoje.

"Essa idolatria por Raul
Parece aquela velha opinião formada sobre tudo"
Eu Não Toco Raul - Pedra Letícia

1 ano de "Integrais & Cafeína"

No último dia 13, o blog completou seu primeiro ano de vida.
Revendo as postagens, percebi diversas mudanças, dos assuntos à linguagem utilizada.
Foram críticas, filmes, livros, além de entrevistas como a feita com o Grupo VOZ participantes do programa Astros.
Com diversos templates, muitas foram as visitas, as polêmicas, discussões,...

Infelizmente o blog ficou um tempo desativado ultimamente, mas nos próximos 365 dias o blog ainda vai trazer muitas novidades.

Aos fiéis leitores que acompanharam tantas palavras de entretenimento e muitas vezes de reclamação,
MUITO OBRIGADO!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Por amor a Cristo...


Empresas, alto padrão de vida, emissora de TV,...
Era óbvio que tudo isso não seria mantido com pouco dinheiro.
Os noticiários nos contam uma história que não precisava nem ao menos ser contada. Aproveitando-se da fé de milhões de pessoas, um negócio lucrou quantias gigantescas de dinheiro.
Como seria possível a compra da Rede Record por religiosos? Com seus salários? Piada!
A verdade é que a confiança das pessoas tornou ricas outras mais espertas.

Não é a primeira vez que denúncias desse tipo aparecem por aí. É claro que ia continuar, já que tantos fiéis continuam CEGOS.

É tanto dinheiro arrecadado que eles possuem uma frota aérea para transportar cerca de 1,4 bilhão de reais que recebem anualmente, quase totalmente em dinheiro vivo.
Entre pessoas entrevistadas, há quem perdeu carros, móveis, além de muito, MUITO dinheiro por se sentirem obrigadas a doar tudo o que podiam para receber a bênção.
Maria Moreira de Pinto, obreira da Igreja Universal de um bairro de São Paulo, disse ter perdido R$30 mil em doações. A mulher afirmou ter presenciado inúmeras cenas de humilhação sofrida por fiéis quando eram praticamente obrigado pelos pastores a doar quantias altíssimas de dinheiro ou bens de alto valor.

Os pastores costumavam dizer que doar altas quantias eram a única forma de alcançar os objetivos, já que o dízimo, para eles, não era o suficiente.

A cara-de-pau era tão grande que até "chaves do céu" e diplomas assinados por JESUS CRISTO eram vendidos em cultos dessa falta de vergonha que chamam de Igreja Universal. Pastores chegavam a dizer que quem amasse Jesus, deveria pôr a chave do próprio carro nas sacolinhas que circulavam nos templos da sem-vergonhice.

É claro que isso não é de hoje e todo mundo já sabia.
Estamos ouvindo uma coisa que parece estar se repetindo, de tão óbvio.
O problema é que a cegueira dos fiéis não é curada de forma alguma. Se eles acreditavam nesses ladrões, eram tão explorados nos cultos e nunca fizeram nada a respeito, sinto pensar que essa gente (e outras que tiverem a ideia de ganhar dinheiro com o lucrativo negócio da fé) vão continuar ganhando seus milhões.
Ah! Vale lembrar do grande ídolo de alguns, Kaká, que só não doou os próprios filhos pra sua igreja porque ainda não teve tempo para isso. O que esperar, então, do Joãozinho e da Mariazinha, desesperados no barraquinho deles em alguma favela por aí?

E assim o povo continua sendo feito de trouxa...

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Assisti e recomendo...

As últimas madrugadas foram dedicadas aos romances.
Primeiro, o filme escolhido foi Love in the Time of Cholera (Amor nos Tempos do Cólera). Com Fernanda Montenegro, é um ótimo filme para quem gosta de conhecer o modo em que se vivia entre o fim do século XIX e o início do século XX. A pergunta, antes de sentar-se à frente do televisor é "How long would you wait for love?" (pergunte a si mesmo). O filme nos dá uma bela resposta em um bonito exemplo.


Love in the Time of Cholera é um filme estadounidense e colombiano de 2007, dirigido por Mike Newell. Um dos responsáveis pela trilha sonora é o brasileiro Antonio Pinto, e a participação da brasileira Fernanda Montenegro é ótima.




O outro é Love Story. Quase 40 anos depois, conheci uma das histórias mais bonitas (e tristes) do cinema.
Bem, creio que eu não precise contar o que acontece, já que eu devo ser a última pessoa no mundo a ter assistido.
Uma rara exceção para mim. Filmes com essa "idade" não costumam me agradar, mas dessa vez a surpresa foi boa.
A quem aprecia o gênero e ainda não conhece esses filmes, eu recomendo!
Hoje é a vez de "Never Back Down" e "Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain" (na verdade, de rever o segundo).
Assim que sobrar um tempo, meu comentário estará por aqui.

Depois do silêncio.

Não é novidade que muitas vezes deixo o blog um pouco abandonado por alguns dias.
Porém, essa última pausa foi longa demais, eu confesso.

Não é falta de vontade, já que manter o blog atualizado é algo que me agrada muito. O problema mesmo é o tempo.
As férias (felizmente) estão chegando, mas antes dessa calmaria a tempestade é grande. Engenharias já não tem fama de simples e a época das provas mostra o quanto isso é verdade, ainda mais se tratando de duas.
Hoje mesmo, caminhando pelos corredores entre os laboratórios das engenharias, ficava me perguntando se era isso mesmo o que eu queria. Ou seja, se eu realmente queria viver preocupado e sem tempo para quase nada.
No fim, a resposta acaba sendo "sim".
Letras pode esperar mais alguns anos e o jornalismo já não se faz necessário (onde já se viu, tanta gente passa no vestibular para jornalismo, fica QUATRO anos ligando para os amigos assinarem a chamada, fazendo festa e tomando cerveja. Agora qualquer um sem esses quatro anos de experiência, se torna jornalista?). É briiiincadeira. (Brincadeira mesmo, viu?).
Sim, essas são duas carreiras que me agradam muito fora da área das engenharias.

Bem, a conversa tomou um rumo um pouco diferente...

Nesse tempo que passou, algumas coisas interessantes aconteceram...
Sempre fã de artes marciais, lutei judô por alguns anos pela Equipe Aliança, de Santiago.
Agora (desde 16/05), sou atleta da equipe Dragões Thai, de Santa Cruz e Santa Maria, na qual pratico Muay Thai (conhecido por alguns como Boxe Tailandês).
Ninguém é de ferro, não é?! Só estudar é de matar, só fazer festa faz mal, então o esporte é a saída. Nada melhor do que fazer o que é bom para si.
Pretendo voltar a Santiago nas férias para uma visita depois de mais de um ano longe da cidade. Estou curioso para conhecer as tantas melhoras realizadas nesse último ano, já que só pude ver em fotos. Além disso, vai ser bom matar a saudade do bicho de estimação que teve que ficar por lá.
Se alguém quiser indicar algum passeio em especial na cidade, aceito sugestões.

- O blog está quase completando UM ANO de vida!
Vamos ver o que posso preparar para o grande dia.

Férias chegando, provas finais já acontecendo... Como sempre, o tempo vai continuar curto, mas farei o possível para manter o blog funcionando.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Um domingo inesquecível.

A espera foi longa, mas valeu a pena.
Depois de um bom tempo fora dos palcos, o Angra retorna em uma turnê nacional que, de quebra, ainda conta com o Sepultura, uma das mais importantes bandas do Brasil na atualidade.
Vale lembrar, também, que o Seputura está completando 25 anos de história, fato que o próprio Derrick Green, vocalista da banda, comemorou durante o show.

24 de maio, domingo.
Chegamos à Casa do Gaúcho por volta das 17h, logo depois do concurso do Ministério da Fazenda (haja ânimo pra tudo isso).
Felizmente, a fila ainda não era tão grande, considerando que os shows começariam às 20h, teoricamente.
Foram 3 horas em pé, ouvindo algumas bobagens, falando outras e ainda ouvindo, no mp3, músicas das bandas que logo estariam no palco.
Talvez pelo tempo de espera, ganhamos um presentinho: a passagem de som do Angra. Pudemos ouvir as clássicas Lisbon e Bleeding Heart durante a passagem, e já começamos a sentir o que viria logo depois.

Depois de um belo atraso e protestos na fila, os portões foram abertos e pudemos nos colocar em frente ao palco, esperando o grande momento.
Com mais de 40 minutos de atraso, a banda de abertura, Tierramystica, subiu ao palco. Depois dos chingamentos pela demora, a banda mostrou o porquê da escolha dela para a abertura do evento. Tocando algumas músicas próprias e também covers, incluindo Iron Maiden (que não é lá de minha preferência, mas agradou), a banda já fez o pessoal se mexer, mesmo com muita gente ainda do lado de fora. Felizmente, pude acompanhar bem de perto desde o começo.

Quando Tierramystica deixou o palco, não demorou muito para ouvirmos "Unfinished Allegro". Todo bom fã de Angra sabe que isso é um ótimo sinal.
Definitivamente eles estavam lá para destruir. O famoso riff inicial de Carry On levou todo mundo à loucura. Começávamos a ver de perto que uma das mais importantes bandas do metal mundial estava definitivamente de volta à ativa. Logo depois, veio Nova Era, sem dar tempo nem para respirar. Foi um sucesso atrás do outro, incluindo as inesperadas Lisbon e Bleeding Heart, sendo a segunda uma homenagem a uma fã.

Como nada é perfeito, o empurra-empurra trouxe confusão, e nada mais chato que esse tipo de coisa acontecendo quando se tem um irmão mais novo e gurias no meio do povo.
Ainda assim, foi de deixar orgulhoso ver o moleque no auge dos seus 12 anos agitando como gente grande e cantando todas no seu primeiro show de heavy metal. Como é de família, o tamanho não ajudava, então a saída era levantá-lo para que ele pudesse ver melhor :P

Foi tão bom quanto rápido. Acid Rain, Waiting Silence, Rebirth,... Ouvimos alguns dos maiores sucessos da banda, mas ainda queríamos mais.
Com muito calor e sem condições de ficarmos mais tempo sendo esmagados, tomamos a inteligentíssima decisão de sair da frente do palco e ficar ao fundo do lugar, atrás da mesa de som.
Ninguém à nossa frente e a visão completa do palco a uma distância perfeita. Se bem que dá bem para ver o Derrick com detalhes a quilômetros de distância.
Já posicionados estrategicamente, vimos o Sepultura subir ao palco, para delírio de todos no local. Mesmo quem não era fã não conseguiu ficar parado.
Começaram com músicas do CD novo, A-Lex, as quais a maioria do pessoal ainda não conhecia bem. Para muitos isso não interessava, desde que a roda punk estivesse bombando.
E foi bem assim. A maior roda punk que já vi na vida. Aí tirei a conclusão de que sair dali foi a coisa mais inteligente feita nessa noite.
Era animador, deu aquela energia, mas era bom só de olhar mesmo.
Ainda demos algumas risadas com o Derrick falando em português (melhor que meu professor de química geral e inorgânica) mas arriscando um "Puta que pariu" no meio do discurso. No mínimo, hilário. Ah! Vale lembrar do "É nóis, Mano!".
Logo depois disso, algum maluco invadiu o palco, agarrou o Derrick, que parecia ter 3 vezes o tamanho do cara.
Nunca imaginei que ia gostar tanto de um show deles, já que o motivo principal que me levou ao show foi o Angra. Mas sinceramente nunca senti nada parecido com o que eu senti ao assistir ao show do Sepultura. Incrível!
No final, tratei de acabar com o que restava da minha voz com Territory e Roots Bloody Roots. Era inacreditável aquela multidão ainda com disposição depois de tanto tempo na fila e de apresentação. A essa hora, TODOS na pista participavam da roda. Até os mais acostumados olhavam boquiabertos.
Ao fim, ainda aos gritos de "SEPULTURA, SEPULTURA, SEPULTURA...", o Angra volta ao palco e as duas bandas encerraram a noite tocando juntas.
Definitivamente, uma noite inesquecível para quem viu duas das maiores bandas do metal mundial juntas, marcando a volta do Angra e os 25 anos do Sepultura.
As imagens foram capturadas por celular, por isso a qualidade é um pouco baixa.
Na ordem, as imagens mostram:
Cartaz de divulgação do show,
Imagem do palco antes da entrada do Angra,
Tierramystica,
Eduardo Falaschi (Angra) e
Sepultura.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Chuva!

Ainda enquanto reclamava da chuva por ter que vir pra universidade em meio ao caos que ela gera em Santa Maria, me veio à mente uma música que descreve bem o momento e não saiu da minha cabeça, o que me fez até posta-la aqui...

Final de Seca - Luiz Marenco

Prás bandas do poente, ergueu-se uma barra
Calou-se a cigarra, assim de repente
E um som diferente ponteou de guitarra

Lá longe, bem longe, faísca e troveja
Silêncio de igreja com ecos de bronze
Nas preces do monge, no amém do assim seja

(Tropeando a lonjura, o tempo que berra
Farejo mais serra que o vento procura
E a chuva madura traz cheiro de terra
E a chuva madura traz cheiro de terra

O tempo desaba, o mundo se adoça
Na água que empoça, mais mansa ou mais braba
A seca se acaba e tudo remoça
A seca se acaba e tudo remoça)

Nas almas sedentas não é diferente
As barras do poente que se erguem violentas
Depois das tormentas acalmam a gente

Se as safras perdidas tivessem gargantas
Podiam ser santas da searas da vida
São tão parecidas as almas e as plantas

A seca se acaba e tudo remoça
A seca se acaba e tudo remoça

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Feira do Livro de SM já vendeu mais de 30 mil livros.


A Feira do Livro de Santa Maria continua até o dia 10 de maio e já vendeu mais de 30 mil livros nos 11 dias de feira que se passaram.
Além disso, foram lançados 85 livros, sendo 20 livros infantis e 65 diversos.
Tive pouco tempo para conferir como vão as coisas lá na praça, mas é claro que não deixei de ajudar, ainda modestamente, nesses números alcançados.
Depois de alguns minutos olhando a seção dos técnico-científicos, optei por não comprar nada relacionado a engenharia. O escolhido foi "Crepúsculo", de Stephenie Meyer, o quarto livro mais vendido nessa edição da Feira.
Ainda pretendo visitar o local pelo menos mais uma vez, para adquirir a sequência da história que comecei a ler semana passada, e claro, para presentear com o que há de mais precioso.

Visitem ;)