terça-feira, 31 de março de 2009

Finalmente uma manifestação.

(Muitos) meses depois de eu ter postado minha crítica a respeito do Jornal Expresso Ilustrado, fui avisado por um leitor que o dono do tal jornal, que também é blogueiro, postou o texto na página dele e deu a rebatida já esperada.

Que o Expresso é bastante lido, não há dúvidas. Muito bom pra quem lucra com isso.
No contexto em que se encontra, não poderia ser diferente. Considerando os leitores da cidade e o fato de ser o único jornal com (um mínimo) de expressão, é de se esperar mesmo.

Quem o J.L. Ilustrado agrada lê e vai continuar lendo, é óbvio. Interesses são interesses.
Não falo isso por nada. Me criei lendo esse jornal em fila de cabeleireiro, dentista e até em casa, já que assinei por algumas semanas.
Sempre apreciei uma boa leitura, e por isso mesmo não consigo ler mais do que dois ou três textos publicados no Expresso, já que nada do que eu espero de um jornal está presente nesse.

É uma boa jogada essa coisa de jornal semanal. Tem gente em Santiago que precisa mesmo de uma semana pra ler aquelas páginas. Aliás, boa parte dos leitores, tirando a parte que tem seus interesses nessa "coisa toda", só consegue ler assim.
Posso garantir que, se o jornal passasse a ser diário, não haveria como manter mais do que alguns meses sem que fosse reformulado totalmente, começando pela seriedade e imparcialidade.
Ninguém pagaria mais para ter em suas casas esse tipo de jornal diariamente. Pra todo mundo é agradável umas asneiras de vez em quando. Nesse caso, uma vez por semana.

E posso dizer, senhor João Lemes, que não sou a única pessoa a pensar assim. Aliás, gente da área do jornalismo concordou plenamente com o que publiquei naquela crítica, até mesmo por meio de comentários.
Esse fenômeno deveria deixar de ser considerado a partir da quantidade de leitores, mas sim, da qualidade. Aí a coisa ia mudar totalmente.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Sumido (de novo)?!

Mais uma explicação de sumiço...
Dessa vez foi por uma "boa" causa. As aulas recomeçaram na Universidade e acabei de me mudar. ou seja, sem tempo e, mesmo que tivesse, sem internet no novo apartamento.
Segunda foi o dia do trote, do Brahma lotado... Terça também.
Hoje também e até sexta também.

Fazer o que, né?
Prometo que postagens interessantíssimas virão, e estão sendo preparadas desde agora.
Como estou no pc da biblioteca da UFSM, o tempo é curto e a aula de física espera.