sábado, 29 de novembro de 2008

A Amazônia e os Governantes (REVOLTANTE!).

IMPORTANTE! LEIAM TAMBÉM O POST ABAIXO DESTE. ;)

O texto abaixo foi retirado do blog do greenpeace. (Publicado em 15/11/2008)

“… Lá em Goiás, por exemplo, os agricultores tiveram até que matar um fiscal do trabalho…”

A frase acima, digna do noticiário policial, foi dita semana passada, pelo Deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), durante apresentação de um estudo da Embrapa no plenário 08 do anexo III da Câmara dos Deputados. Segundo o deputado, os agricultores daquela região estariam sendo muito pressionados por fiscais do trabalho, instituições financeiras e por ambientalistas. Frase infeliz, que não apenas tenta justificar o injustificável, como também coloca no mesmo saco assassinos e produtores rurais, estes, responsáveis por quase ¼ do PIB do país e que não merecem tal sentença.
O festival de truculência, porém, não parou por aí. Ocorre que o estudo apresentado (transformado em mantra por vários deputados do setor ruralista), é muito contestado, não leva em consideração vários aspectos legais, e sua metodologia o leva a criar uma visão totalmente desvirtuada da realidade. Por esse motivo, a Câmara dos Deputados também convidou André Lima, advogado associado do IPAM, que já teve passagens pelo Ministério do Meio Ambiente e Instituo Socioambiental (ISA), para fazer o contraponto.
Após as apresentações dos palestrantes, o que se viu foi um comportamento vergonhoso de muitos dos deputados ali presentes. Abaixo, algumas frases disparadas no encontro:

“Esse senhor que se apresenta aqui, André Lima, é sorrateiro, age por debaixo dos panos. Quem é você? Seus reais interesses ninguém conhece… Para poder falar, essa gente deveria se candidatar. Vai ser Presidente, Deputado…” Deputado Valdir Collato (PMDB-SC), estendendo calorosas boas vindas ao André Lima, convidado da Câmara que teve a ousadia de contestar tecnicamente algumas informações do estudo que agrada ao Sr. Deputado.

“A maioria das reservas minerais do país estão em TI’s (terras indígenas). E essas TIs são criadas pelas ONGs, que apresentam para o governo tudo pronto, mastigado. Qual o interesse desse pessoal? Eles atrapalham o desenvolvimento do país. Esse tal de CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), por exemplo, ele cabresta nossas atividades, quem são esses para dizer o que pode ou não ser feito?” – Novamente o deputado Heinze, enaltecendo a competência e capacidade do governo federal na tomada de decisões e denunciando uma grande conspiração contra nossa economia.

“Essas ONGs que vêm de fora dar palpite deveriam ficar fora (?). Aliás, essa discussão do código florestal, que atrapalha o país, deveria ser feita aqui, acabar com essa coisa de GT (Grupo de trabalho interministerial, onde participam os Ministérios da Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e Casa Civil), onde só se diz besteira…”- Moreira Mendes (PPS/RO).

“Existem 100.000 ONGs na Amazônia. Qual o interesse desse pessoal? Temos que ver direito o que eles querem…” – Valdir Collato, cuja sagacidade matemática dá uma importante contribuição para o programa de geração de empregos no país. Se cada ONG na Amazônia empregasse 10 pessoas, elas seriam uma das mais importantes geradoras de emprego na região – e do país!

Aliás, para quem se interessar, foi tudo gravado pelo serviço de imprensa da Câmara. Em caso de exibição, aconselha-se tirar as crianças da sala.

A Amazônia e a Internet.


O orkut evolui, adquire diversos recusros e aplicativos. Até há poucos dias, não passava de puro entretenimento.
Porém, enquanto assistia ao Jornal Hoje, da Rede Globo, descobri que a internet (e o orkut) está atacando como pode a devastação da Floresta Amazônica. Ao fim do programa, foi indicado o site http://www.globoamazonia.com/, através do qual o internauta pode interagir e ajudar a combater essa destruição em casa.
Me chamou a atenção o fato de poder "fiscalizar", através do próprio computador, muitos crimes ambientais que ocorrem na Floresta, como o desmatamento e as queimadas. É possível também adicionar um aplicativo chamado Amazônia.vc no orkut, o que facilita o manejo e ajuda também a "espalhar" a idéia entre os amigos.
Através de imagens de satélite, é possível visualizar as queimadas e os focos de desmatamento por parte de pessoas ou empresas que exploram a região sem responsabilidade alguma. As informações são atualizadas com freqüência, com a ajuda dos dados publicados pelo INPE (sim, o mesmo que tem uma "base" na UFSM).
Através de um mapa no estilo Google Earth (e de fato é do Google), é possível, além de visualizar as queimadas e desmatamentos, protestar contra eles. Existe, inclusive, um ranking de usuários que mais protestaram.

É difícil acreditar que protestos assim e um aplicativo do orkut vá fazer milagres e salvar de vez a maior floresta tropical do mundo, a qual possui nada menos de cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, mas é a hora de acreditar que nós podemos mudar isso!
Pense bem...
Nesse mesmo aplicativo, o INPE registra que, nas últimas 24 horas, ocorreram 1.046 queimadas na região amazônica, e a área desmatada desde setembro foi de 587 km².
É, no mínimo, revoltante.

Observando o mapa, percebi que o Maranhão, relativamente distante do centro da Floresta, apresenta uma das maiores áreas de desmatamento de toda a região. E não é coincidência: pesquisando os fatos, descobri que nesse estado os crimes desse tipo têm aumentado significativamente.
Ainda assim, as pesquisas apontam uma boa melhora! E isso se deve, é claro, à consciência e a vontade de lutar das pessoas que antes não ligavam pra isso e não acreditavam que era possível mudar.
Eu acredito que esse aplicativo traga mudanças, ainda que a longo prazo. E quem ainda não abriu os olhos, aconselho que visite o site e use o orkut pra algo útil como isso, e veja o que está acontecendo.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tempo de mudanças ou retrocesso?

Parece que nunca antes uma eleição presidencial mexeu tanto com o mundo todo. Devo confessar que já não aguentava mais ouvir falar sobre o assunto todos os dias, em todos os jornais do país. Me perguntava sempre "o que é que eu tenho com isso?".
Ainda que isso estivesse enjoando, é bem certo que o rumo do mundo inteiro vai ser definido nas urnas americanas nesta terça-feira.
Ainda que eu tenha praticamente certeza que muita sujeira vai surgir aí, tenho uma certa esperança de que alguma coisa mude pra melhor naquele buraco.
Obama x McCain:
De um lado, a esperança de um país novo, com idéias novas e responsabilidade. De outro, a seqüência de tudo o que um lunático deslumbrado com o poder criou até hoje; mais irresponsabilidade, mais preconceiro, mais guerra.
É complicado esperar alguma coisa do povo norte-americano, ainda mais quando se trata de decidir o futuro do mundo inteiro, mas... Vamos dar nosso voto de confiança.